Atuamos com Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis – ABA) no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e atrasos no desenvolvimento, com base em práticas internacionalmente reconhecidas e fundamentadas em evidências científicas.
A ABA é uma ciência amplamente validada pela literatura por sua eficácia no ensino de novas habilidades, no desenvolvimento da linguagem e da comunicação, na aquisição de pré-requisitos de aprendizagem, na ampliação de habilidades sociais e na redução de comportamentos que interferem na aprendizagem — promovendo autonomia, inclusão e qualidade de vida para a criança e sua família.
No nosso modelo de atuação os atendimentos são realizados por um psicólogo e um assistente para cada criança e contam com supervisão in loco, ou seja, acontecendo no local e durante os atendimentos.
Os serviços prestados são individualizados e personalizados: cada criança tem o seu Programa de Ensino criado pelos supervisores. A programação de ensino é baseada nas avaliações iniciais do repertório verbal e social da criança.
A avaliação inicial utilizando protocolos internacionais é feita por um dos nossos supervisores. A partir disso, os déficits e excessos comportamentais são identificados e os objetivos de ensino a curto, médio e longo prazo são traçados respeitando os critérios de relevância social. Em seguida, cada objetivo é decomposto em várias habilidades a serem ensinadas de maneira sequencial. São especificados critérios de desempenho para cada uma delas a depender do repertório inicial de cada criança. Todas as respostas comportamentais são registradas e organizadas graficamente e quando um critério de desempenho é alcançado, o ensino avança para habilidades mais complexas, sempre acompanhando o progresso através de dados.
O ensino é feito de forma contínua e em diferentes contextos, a depender da necessidade de cada criança, transformando cada momento de interação em uma oportunidade de ensino.
Frequentemente os pais ou responsáveis recebem parecer sobre os atendimentos para que possam levar os objetivos terapêuticos para casa e outros ambientes. Também faz parte do nosso trabalho orientar pais e fazer alinhamento com outros profissionais e escola.
A Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis ou ABA) é uma ciência aplicada baseada nos princípios teóricos da Análise do Comportamento que visa desenvolver habilidades socialmente relevantes, ou seja, aprimorar comportamentos que refletem na melhora da qualidade de vida do indivíduo (desenvolvimento de linguagem, interações sociais, habilidades acadêmicas, diminuição de comportamentos agressivos e/ou autolesivos). É reconhecida cientificamente como a intervenção mais eficaz para o tratamento de crianças no Transtorno do Espectro Autista.
A estrutura do Grupo Contingência foi cuidadosamente planejada para unir ciência, acolhimento e propósito. Inspiradas em modelos internacionais de intervenção intensiva baseados em ABA, nossas unidades oferecem ambientes que promovem aprendizado significativo, autonomia e generalização de habilidades para o cotidiano da criança.
Ambientes de ensino incidental: espaços lúdicos e acolhedores que reproduzem contextos familiares e escolares, favorecendo o aprendizado natural e a participação ativa da família.
Salas de ensino estruturado: projetadas para reduzir estímulos concorrentes e garantir foco e precisão no ensino por tentativas discretas (DTT) e estratégias sistematizadas.
Cada espaço reflete a essência da Análise do Comportamento Aplicada — um ambiente ético, seguro e cientificamente orientado, onde cada conquista da criança representa um passo real rumo à independência e à inclusão.
Clique nos botões abaixo para entrar em contato com a unidade da sua cidade.