Somos especializados em intervenção fundamentada em Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis - ABA) para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com atraso no desenvolvimento. A terapia ABA é reconhecida cientificamente como a intervenção mais eficaz para o tratamento de crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No nosso modelo de atuação os atendimentos são realizados por um psicólogo e um assistente para cada criança e contam com supervisão in loco, ou seja, acontecendo no local e durante os atendimentos.
Os serviços prestados são individualizados e personalizados: cada criança tem o seu Programa de Ensino criado pelos supervisores. A programação de ensino é baseada nas avaliações iniciais do repertório verbal e social da criança.
A avaliação inicial utilizando protocolos internacionais é feita por um dos nossos supervisores. A partir disso, os déficits e excessos comportamentais são identificados e os objetivos de ensino a curto, médio e longo prazo são traçados respeitando os critérios de relevância social. Em seguida, cada objetivo é decomposto em várias habilidades a serem ensinadas de maneira sequencial. São especificados critérios de desempenho para cada uma delas a depender do repertório inicial de cada criança. Todas as respostas comportamentais são registradas e organizadas graficamente e quando um critério de desempenho é alcançado, o ensino avança para habilidades mais complexas, sempre acompanhando o progresso através de dados.
O ensino é feito de forma contínua e em diferentes contextos, a depender da necessidade de cada criança, transformando cada momento de interação em uma oportunidade de ensino.
Frequentemente os pais ou responsáveis recebem parecer sobre os atendimentos para que possam levar os objetivos terapêuticos para casa e outros ambientes. Também faz parte do nosso trabalho orientar pais e fazer alinhamento com outros profissionais e escola.
A Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis ou ABA) é uma ciência aplicada baseada nos princípios teóricos da Análise do Comportamento que visa desenvolver habilidades socialmente relevantes, ou seja, aprimorar comportamentos que refletem na melhora da qualidade de vida do indivíduo (desenvolvimento de linguagem, interações sociais, habilidades acadêmicas, diminuição de comportamentos agressivos e/ou autolesivos). É reconhecida cientificamente como a intervenção mais eficaz para o tratamento de crianças no Transtorno do Espectro Autista.
A estrutura física do Grupo Contingência é baseada no modelo americano de intervenção intensiva. Nossas unidades contam com vários ambientes que simulam aqueles em que a criança pode se deparar fora da clínica, intensificando, assim, a aprendizagem e a generalização de habilidades aprendidas.
Ambientes de ensino incidental: espaços aconchegantes e lúdicos, que reproduzem contextos cotidianos da criança, pensados para potencializar o ensino naturalístico e generalizar habilidades aprendidas no ensino estruturado;
Salas de ensino estruturado: espaços que visam diminuir a estimulação concorrente, apropriado para o ensino por via de tentativas discretas.
Clique nos botões abaixo para entrar em contato com a unidade da sua cidade.