Manejo Comportamental Para Comportamentos Interferentes No Transtorno Do Espectro Autista

 

Se você é um profissional da área da saúde, educação ou comunicação, e trabalha com o desenvolvimento de habilidades em crianças diagnosticadas com TEA, este curso foi criado especialmente para você.

Com base nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), você aprenderá técnicas práticas para lidar com comportamentos interferentes em crianças com Transtorno do Espectro Autista.

 

Por que este curso é essencial para você?

- Aprenda com Felipe Tardem, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, pela Universidade de São Paulo
- Adquira compreensão profunda dos comportamentos Interferentes
- Domine habilidade para combinar estratégias de intervenção

- Obtenha um certificado que valida seus conhecimentos e destaca seu currículo na área.

 

O que você irá aprender

- Fazer Análise Funcional dos comportamentos interferentes.
- Estratégias de intervenção e manejo comportamental.
- Diferenciar os tipos de reforçamentos e aprender como e quando utilizar cada um.
- Fornecer orientação a pais e profissionais para diminuição de comportamentos interferentes.

 

Conteúdo do Curso

Aula 1: Apresentação do curso

Aula 2: Entendendo Comportamentos Interferentes e Introdução a Análise Funcional

Aula 3: Análise Funcional Descritiva

Aula 4: Análise Funcional Experimental

Aula 5: Introdução a intervenções para manejo comportamental

Aula 6: Entendendo a função de “Atenção”

Aula 7: Reforçamento Não Contingente (NCR);

Aula 8: Entendendo a Extinção;

Aula 9: Entendendo o Reforçamento Diferencial de Respostas Alternativas (DRA) e Reforçamento Diferencial de Respostas Incompatíveis (DRI);

Aula 10: Combinando estratégias para a diminuição de comportamentos interferentes mantidos por atenção;

Aula 11: Orientando pais e outros profissionais para a função de atenção;

Aula 12: Entendendo a função de aquisição de itens e Reforçamento Diferencial de Outros Comportamentos (DRO) e como orientar pais e outros profissionais;

Aula 13: Explorando a função de Fuga de Demanda;

Aula 14: Entendendo a Sequência Instrucional de Alta Probabilidade (High-p);

Aula 15: Combinando estratégias antecedentes e consequentes para a diminuição de comportamentos interferentes com função de fuga de demanda;

Aula 16: Orientando pais e outros profissionais para diminuição de comportamentos interferentes com função de fuga de demanda;

Aula 17: Compreendendo a função de Reforçamento Automático e utilizando estratégias antecedentes;

Aula 18: Desenvolvendo Flexibilidade Comportamental e orientação de pais e outros profissionais;

Aula 19: Estratégias Extras 

 

Público-Alvo

Este curso é ideal para:
- Psicólogos(as), Fonoaudiólogos(as), Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas.
- Pedagogos(as), Psicopedagogos(as) e outros profissionais que atuam com crianças com TEA.
- Educadores e profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos em ABA e comportamento verbal.

 

Carga Horária

- 5h30 de conteúdo dinâmico, com aulas gravadas e materiais complementares.

 

Benefícios Exclusivos

- Certificado Digital: Com validade e reconhecimento para aprimorar seu currículo.
- Aulas com Exemplos Práticos e Didáticas: Ministradas por um especialista da área.
- Acesso Flexível: Estude no seu ritmo, onde e quando quiser.

 

Felipe Tardem - CRP 08/18647

  • Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Universidade de São Paulo (USP) - 2018; 
  • Trabalhou na Applied Behavioral Consultant Services (ABCS) em  intervenção ABA (Applied Behavior Analysis), sob a supervisão da Dra. Gladys Williams em Nova Iorque - 2012; 
  • Trabalhou na David Gregory School em intervenção ABA (Applied Behavior Analysis) com crianças autistas em New Jersey - 2012; 
  • Formação em Picture Exchange Communication System®?, PECS®?. Pyramid Educational Consultant - 2021;
  • Especialista em Análise do Comportamento Aplicada pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil) - 2013;
  • Possui Certificação Internacional em Pivotal Response Treatment (PRT) pelo Koegel Autism Consultants - 2020;
  • Possui duas formações em Early Start Denver Model (ESDM) - San Diego, CA em 2018 e UCDAVIS Mind Institute em 2020.
  • Formação em Professional Crisis Management (PCM) - 2024; 
  • Foi pesquisador do Laboratório de Estudos de Operantes Verbais (LEOV-USP) - 2015 a 2018; 
  • Experiência de 4 anos como supervisor clínico no Centro para Autismo e Inclusão Social (CAIS-USP) - 2014 a 2018; 
  • Co-fundador do Grupo Contingência e Contingência Academy.

início: 25 fevereiro 2025

Vagas limitadas

19 aulas

3 módulos

Inscreva-se
Mao feliz

entre em contato

Clique nos botões abaixo para entrar em contato com a unidade da sua cidade.

LONDRINA/PR

APUCARANA/PR

OURINHOS/SP

IBAITI/PR

ALPHAVILLE/SP